terça-feira, 14 de abril de 2009

O Cavaleiro da Armadura Enferrujada

"O Cavaleiro da Armadura Enferrujada", de Robert Fisher, conta a história de um cavaleiro que usou a sua armadura protectora durante tanto tempo que esta acabou por enferrujar, ficando assim preso nela. Este personagem vê-se privado de contactar a sua família e de sentir, quer tristeza quer alegria.
Para se livrar da armadura é obrigado a fazer uma viagem pelo bosque de Merlim, o mago, em busca da verdade. No caminho da verdade existem vários castelos, o Castelo do Silêncio, o Castelo do Conhecimento e o Castelo da Determinação e da Coragem . Em cada castelo o cavaleiro depara-se com um desafio que o leva no caminho certo ao Cume da Verdade.


No Castelo do Conhecimento:
"colocaste uma armadura inivisível entre ti e os teus sentimentos verdadeiros. Já a tens há tanto tempo que se tornou visível e permanente.
Talvez tivesse encondido os meus sentimentos - disse o cavaleiro - , mas não podia simplesmente dizer, nem fazer, tudo aquilo que me apetecia. Ninguém teria gostado de mim".

No Cume da Verdade o cavaleiro encontra a seguinte inscrição:
"Embora tenha o universo
nada posso afirmar ter,
pois o desconhecido não posso conhecer
se me agarrar ao que já conheço".


Este é um pequeno mas grande livro que recomendo, em particular para aqueles que procuram uns momentos de reflexão interior ou para quem pratica meditação.

Um comentário:

Veny disse...

Cof cof

I rest my case... :)